Boas,
sou o Vitor Pinto e a malta às vezes chama-me pintovit (talvez por causa do nick que já vem sendo tradição)... Sou de Vila do Conde (daqui a 1 semana) e tenho 31 anos... Tenho 2 ninas na minha vida, uma com 31 tb e outra com 2...
E depois tenho, já tive, e se correr bem ainda vou ter uns queimadores de gota, dinheiro e paciência...
Nestas coisas dos motores comecei cedo por ser aficionado mas como quase toda a gente, a história só começa mesmo quando se tira a carta...
1994 - 1998 - Toyota Corolla 1.2 - sim, aquele velhinho que parecia um Datsun 1200... Muito divertido, tracção atrás como eu não dispenso, muito maneirinho... Andava muito bem para um 1.2... Travar é que não era com ele
1998-2000 - Toyota Corolla Starvan 2.0D - Pois... Mais um fumarento... Frigorifico menos na mala que era preta... Andava bem para um diesel na altura... Curvava mal e porcamente... Rebaixada ficou muito melhor...
2000-2002 - Alfa Romeo 147 1.6 TS - talvez o carro com melhor comportamento que já tive... Muito bom mesmo. O motor tinha um cantar bonito mas faltava-lhe a alma... Tb um 1.6, não há milagres.
2002-2005 - Alfa Romeo 147 1.9 JTD - menos comportamento, menos consumo...
2005-hoje - Peugeot 307 SW 1.6 Hdi - no comments... carrinha para a família. Se não fosse a garantia, já tinha que ter vendido a casa e um rim para a manter... 88.000kms passados e vai no 3º turbo...
2005-2008 - Toyota MR2 1990 2.0 GTi - Muito bom carro... Vermelhinho... Excelente comportamento... Precisava de mais alma...
2008-hoje - Nissan 300zx - Tenho há muito pouco tempo mas em baixo já segue um pouco mais de detalhes desta compra recente.
Pontos altos ao volante:
- O mais alto até hoje foi sem dúvida conduzir em circuito e na estrada o TVR Cerbera 4.5 de um amigo meu. Brutal... Para quem tiver curioso, umas voltinhas em Guadix - http://videos.streetfire.net/video/Cerbera-at-Guadix_148044.htm
- Muito recentemente uma voltinha ao volante de um Ferrari 348 TB - Kart um bocado assustador
- Audi A8 4.2 - poltrona
- Kart rotax 125cc - kart lestrinho
- Volvo T5 CrossCountry (220cv) - depois de ter o turbo a bulir andava... Mas antes é um 2.0 com pouca vontade...
- Range Vogue 4.6 - Não interessa se tás às 1.000 ou às 4.000... Esmaga-se... A caixa automática faz o trabalhinho e aquelas 2.5 toneladas disparam...
Em relação ao 300zx TT...
1º, algumas fotos:
O carro está completamente stock e a minha preocupação é colocá-lo a 100% antes de começar a pedir mais por ele. A única "alteração" que levou para já foram os pedais da momo (não por eu curtir esse tipo de tuning) mas pq o travão e o acelerador estão um bocado mais afastados do que eu gosto e assim, a coisa ficou muito melhor...
Agora, estado geral da coisa:
- exterior
- 2 pneus no limite à frente
- 2 pneus novos atrás mas que devido à paragem que o carro sofreu, estão ligeiramente ovalizados... Tenho sentido a coisa melhor com o andamento
- borrachas dos vidros e tectos - um dos antigos donos achou por bem pintar as borrachas de preto para ficarem com melhor aspecto... Era quem lhe pintasse uma cena que eu cá sei...
- pequeno papo na aileron traseiro - isto é crónico nestes carros. É a borracha envelhecida e não me preocupa absolutamente nada.
- falta a instalação dos farois de nevoeiro à frente. Apenas tem os espelhos.
- interior
- o couro está um bocadinho marcado - nada que um "detalhe" não resolva
- a antena do rádio não funciona - segundo o antigo dono, tinha levado um motor novo que ele deixou desligado pq não gostava do barulho. Segundo o meu mecânico, o motor tá mesmo é quilhado.
- mecânica
- 1 amortecedor partido - é basicamente a próxima compra - 1 conjunto de tein Super Street.
- valvula de marcha atrás mais para lá do que para cá - a luz pisca e muitas vezes nem acende.
- as tuches batem a frio - vamos mudar o óleo (1 ou 2 vezes) a ver se resolve
- ruido de rolamento na transmissão - pensou-se ser algo com a embraiagem mas não, é mesmo da caixa. Vamos mudar o óleo da caixa por um Redline MT90 a ver se ajuda. Quando trocar a correia de distribuição (+15.000km motor fora) vê-se melhor o que se passa.
- pastilhas para a frente - vou encomendar umas EBC RedStuff
- soluço com cargas parciais por volta das 2.000 - não faço ideia... Pode ser causado pelas tuches (alguma fuga por uma valvula mal fechada)
- teste de compressão deu pouca pressão: 4 com 9 bar (130psi), 1 com 9.5 (138 psi) e outro com 10 bar (145 psi). Tb pode ser causado pelas tuches. Esperava coisas mais nos 10.5 - 11 bar (150-160 psi) para um motor com 85.000km...
Para já é isto...
Como podem ver a lista de coisas a ajeitar ainda é extensa e a coisa vai-se fazendo... Uma vez esta lista resolvida, os upgrades previstos passam por curvar melhor, travar melhor, respirar melhor e menos inércia...
O 1º ponto já vai ser atacado com os coilovers.
Travar melhor mantendo as mesmas pinças de origem fica a um preço aceitável e com resultados muitos bons (discos com + diametro)...
Respirar melhor -> admissão, escape e intercoolers
Inércia - volante de motor, puleys de acessórios, radiador+ventoinha electrica...
O objectivo é ajudar um motor com 15 anos a durar muitos mais anos e não dar-lhe mais trabalhos...
Se no processo, ele ficar a debitar mais uns cavalinhos, melhor... Não que aumentar a pressão esteja fora de hipótese, mas para já está...
Sempre que atesto o carro (o que acontece com uma frequencia espantosa) voltam-me as ideias do GPL... Mas mais uma vez, só depois de resolvidos os problemas.
Abraço,
Vítor
sou o Vitor Pinto e a malta às vezes chama-me pintovit (talvez por causa do nick que já vem sendo tradição)... Sou de Vila do Conde (daqui a 1 semana) e tenho 31 anos... Tenho 2 ninas na minha vida, uma com 31 tb e outra com 2...
E depois tenho, já tive, e se correr bem ainda vou ter uns queimadores de gota, dinheiro e paciência...
Nestas coisas dos motores comecei cedo por ser aficionado mas como quase toda a gente, a história só começa mesmo quando se tira a carta...
1994 - 1998 - Toyota Corolla 1.2 - sim, aquele velhinho que parecia um Datsun 1200... Muito divertido, tracção atrás como eu não dispenso, muito maneirinho... Andava muito bem para um 1.2... Travar é que não era com ele
1998-2000 - Toyota Corolla Starvan 2.0D - Pois... Mais um fumarento... Frigorifico menos na mala que era preta... Andava bem para um diesel na altura... Curvava mal e porcamente... Rebaixada ficou muito melhor...
2000-2002 - Alfa Romeo 147 1.6 TS - talvez o carro com melhor comportamento que já tive... Muito bom mesmo. O motor tinha um cantar bonito mas faltava-lhe a alma... Tb um 1.6, não há milagres.
2002-2005 - Alfa Romeo 147 1.9 JTD - menos comportamento, menos consumo...
2005-hoje - Peugeot 307 SW 1.6 Hdi - no comments... carrinha para a família. Se não fosse a garantia, já tinha que ter vendido a casa e um rim para a manter... 88.000kms passados e vai no 3º turbo...
2005-2008 - Toyota MR2 1990 2.0 GTi - Muito bom carro... Vermelhinho... Excelente comportamento... Precisava de mais alma...
2008-hoje - Nissan 300zx - Tenho há muito pouco tempo mas em baixo já segue um pouco mais de detalhes desta compra recente.
Pontos altos ao volante:
- O mais alto até hoje foi sem dúvida conduzir em circuito e na estrada o TVR Cerbera 4.5 de um amigo meu. Brutal... Para quem tiver curioso, umas voltinhas em Guadix - http://videos.streetfire.net/video/Cerbera-at-Guadix_148044.htm
- Muito recentemente uma voltinha ao volante de um Ferrari 348 TB - Kart um bocado assustador
- Audi A8 4.2 - poltrona
- Kart rotax 125cc - kart lestrinho
- Volvo T5 CrossCountry (220cv) - depois de ter o turbo a bulir andava... Mas antes é um 2.0 com pouca vontade...
- Range Vogue 4.6 - Não interessa se tás às 1.000 ou às 4.000... Esmaga-se... A caixa automática faz o trabalhinho e aquelas 2.5 toneladas disparam...
Em relação ao 300zx TT...
1º, algumas fotos:
O carro está completamente stock e a minha preocupação é colocá-lo a 100% antes de começar a pedir mais por ele. A única "alteração" que levou para já foram os pedais da momo (não por eu curtir esse tipo de tuning) mas pq o travão e o acelerador estão um bocado mais afastados do que eu gosto e assim, a coisa ficou muito melhor...
Agora, estado geral da coisa:
- exterior
- 2 pneus no limite à frente
- 2 pneus novos atrás mas que devido à paragem que o carro sofreu, estão ligeiramente ovalizados... Tenho sentido a coisa melhor com o andamento
- borrachas dos vidros e tectos - um dos antigos donos achou por bem pintar as borrachas de preto para ficarem com melhor aspecto... Era quem lhe pintasse uma cena que eu cá sei...
- pequeno papo na aileron traseiro - isto é crónico nestes carros. É a borracha envelhecida e não me preocupa absolutamente nada.
- falta a instalação dos farois de nevoeiro à frente. Apenas tem os espelhos.
- interior
- o couro está um bocadinho marcado - nada que um "detalhe" não resolva
- a antena do rádio não funciona - segundo o antigo dono, tinha levado um motor novo que ele deixou desligado pq não gostava do barulho. Segundo o meu mecânico, o motor tá mesmo é quilhado.
- mecânica
- 1 amortecedor partido - é basicamente a próxima compra - 1 conjunto de tein Super Street.
- valvula de marcha atrás mais para lá do que para cá - a luz pisca e muitas vezes nem acende.
- as tuches batem a frio - vamos mudar o óleo (1 ou 2 vezes) a ver se resolve
- ruido de rolamento na transmissão - pensou-se ser algo com a embraiagem mas não, é mesmo da caixa. Vamos mudar o óleo da caixa por um Redline MT90 a ver se ajuda. Quando trocar a correia de distribuição (+15.000km motor fora) vê-se melhor o que se passa.
- pastilhas para a frente - vou encomendar umas EBC RedStuff
- soluço com cargas parciais por volta das 2.000 - não faço ideia... Pode ser causado pelas tuches (alguma fuga por uma valvula mal fechada)
- teste de compressão deu pouca pressão: 4 com 9 bar (130psi), 1 com 9.5 (138 psi) e outro com 10 bar (145 psi). Tb pode ser causado pelas tuches. Esperava coisas mais nos 10.5 - 11 bar (150-160 psi) para um motor com 85.000km...
Para já é isto...
Como podem ver a lista de coisas a ajeitar ainda é extensa e a coisa vai-se fazendo... Uma vez esta lista resolvida, os upgrades previstos passam por curvar melhor, travar melhor, respirar melhor e menos inércia...
O 1º ponto já vai ser atacado com os coilovers.
Travar melhor mantendo as mesmas pinças de origem fica a um preço aceitável e com resultados muitos bons (discos com + diametro)...
Respirar melhor -> admissão, escape e intercoolers
Inércia - volante de motor, puleys de acessórios, radiador+ventoinha electrica...
O objectivo é ajudar um motor com 15 anos a durar muitos mais anos e não dar-lhe mais trabalhos...
Se no processo, ele ficar a debitar mais uns cavalinhos, melhor... Não que aumentar a pressão esteja fora de hipótese, mas para já está...
Sempre que atesto o carro (o que acontece com uma frequencia espantosa) voltam-me as ideias do GPL... Mas mais uma vez, só depois de resolvidos os problemas.
Abraço,
Vítor
Última edição por pintovit em Ter Jun 17, 2008 4:54 am, editado 1 vez(es)