Todos os testes de satisfação do consumidor e de fiabilidade põem sempre os construtores japoneses em primeiro. Claro que existem sempre pseudo-conhecedores que pensam que as marcas Premium é que são as melhores, já para não falar nos fanáticos.
Já tinha visto outro estudo idêntico, se não me engano no Auto-Foco, e a Toyota perdeu este ano o primeiro lugar para a Mazda, passando para segundo, depois de vários anos em primeiro, mas na Europa isto explica-se, porque os modelos testados são quase todos fabricados na Europa, Yaris em França, Avensis em Inglaterra, Auris na Turquia, etc, e, por experiência própria, existe uma grande diferença de qualidade entre os Toyotas feitos no Japão e os Toyotas feitos na Europa. Já tivemos Land Cruisers feitos em Portugal que eram vergonhosos em termos de fiabilidade, enquanto os anteriores Japoneses eram à prova de bala.
Na América por exemplo, a maior parte dos inquéritos põe a Lexus em 1º lugar, também é a mais vendida do segmento, e a Toyota em segundo, que também tem a berlina mais vendida na América, é obra !
Sabendo que os Mazda partilham tudo com os Ford e Volvo, inclusive motores, é bom saber que a cultura empresarial japonesa impôs-se à gestão da Ford, não cortando na qualidade, ao contrário da Volvo, que apresenta uma qualidade cada vez pior.
Quanto à Nissan é um bocado o mesmo fenómeno que a Toyota, existe uma diferença abismal entre os Nissan feitos na Europa, Espanha e Inglaterra, apesar da fábrica da Nissan em Inglaterra ser considerada a mais eficiente do Mundo do ramo automóvel, e os Nissan feitos no Japão. Mas aqui a utilização de componentes Renault veio descer a fasquia.
Quanto à Toyota pode não produzir carros muito fascinantes, depende do mercado, mas depois de se ter um normalmente as pessoas mantêm-se na marca.
Este ano roubou o 1º lugar à General Motors, e prevê atingir a fasquia dos nove milhões de automóveis construídos ! É como se dessem um carro novo a cada Português !, além disso está presente literalmente em todos os mercados do Mundo com produtos próprios a cada um, além de levar um avanço de vários anos nos carros híbridos e de já ter vendido um milhão e quinhentos mil híbridos, com marcas como a Porsche, Mercedes, BMW e outras a tentarem desenvolver híbridos à pressa. Só de Land Cruisers a Toyota tem no Mundo mais de 5500 variantes de modelos, entre motores, chassis, opções, etc ? Impressionante. Tem dinheiro em caixa suficiente para comprar qualquer construtor automóvel do Mundo, inclusive a GM, e ainda fica com os bolsos cheios.
São engraçados alguns cromos que comparam a Toyota, que faz desde o micro-citadino ao super-luxuoso e nove milhões por ano com uma marca como a Volvo, que faz quatrocentos mil carros, da gama Premium, ou seja, não me apetece fazer contas, para aí a produção da Volvo anual corresponde à produção da Toyota em duas/três semanas. Sem comentários